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Programa de Autocompaixão
&
Mindfulness 

Programa Mindful Self-Compassion (MSC)

Bem-vindos!

Imagine conviver com alguém que te diga, em alto e bom som, tudo aquilo que você diz para si mesmo. Para muitos de nós, é inconcebível viver com alguém que personifique nosso diálogo interno, simplesmente porque ele é muito cruel. 

Imagine como seria conseguir ser tão gentil consigo quanto você é com as pessoas que você ama. E se fosse possível ser, de fato, o seu melhor amigo e maior apoiador? Como seria a sua vida se você conseguisse acolher as suas dificuldades com gentileza?

 

Autocompaixão é um caminho sem volta. É como tirar um cinto apertado, é como chegar em casa depois de um dia puxado, é o alívio de encontrar segurança, paz e amor internos.

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A autocompaixão ajuda a promover a resiliência, a saúde emocional e a satisfação com a vida (MacBeth & Gumley, 2012). Estudos clínicos randomizados demonstram que o Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) aumenta significativamente a autocompaixão, compaixão direcionada ao outro, mindfulness, além de reduzir a depressão, ansiedade e estresse (Germer & Neff, 2013 ; Neff, n.d.).

Será uma honra facilitarmos o seu processo no Programa de Mindfulness & Autocompaixão (Mindful Self-Compassion MSC). Neste site você encontrará as informações que precisa para se programar e fazer sua inscrição. Caso reste alguma dúvida, fique à vontade para nos escrever.

 

Esperamos por você!

 Adriana e Fabiana

Sobre o Programa

O programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) apoia-se em práticas milenares de meditação, psicoeducação e outros exercícios práticos. O programa auxilia no desenvolvimento da capacidade de ter compaixão e ser gentil consigo. Todos temos estes recursos psicológicos porém, em muitos casos, estão “adormecidos.” Aumentando o volume da voz autocompassiva, é possível regular melhor a autocrítica, ser mais tolerante e gentil com as próprias limitações, nutrir a resiliência e bem-estar emocional. 

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O Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) foi desenvolvido por Kristin Neff, PhD e Christopher Germer, PhD (Neff & Germer, 2010), líderes mundiais em autocompaixão e mindfulness tanto  na pesquisa, quanto em intervenções clínicas, e recursos educacionais.

 

Pilares da Autocompaixão

Mindfulness

Habilidade de estar presente para o que acontece aqui e agora, sem aumentar e nem diminuir as experiências emocionais.

Humanidade Compartilhada

Consciência de que o sofrimento faz parte da experiência humana, independente de quem somos, de onde viemos e em que contexto estamos inseridos. O sofrimento sinaliza que somos iguais aos demais, e não diferentes ou inferiores.

Autogentileza

Capacidade de ter consigo o cuidado e carinho que em geral estende-se a alguém que se ama.

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curso online autocompaixão

Ex-alunos

Como Funciona

01/

9 Encontros - 8 aulas sempre às terças-feiras das 19.00H - 22.00H + 1retiro


Nos encontraremos ao longo de 8 SEMANAS. Serão 8 aulas, sempre às TERÇAS-FEIRAS, das 19:00H às 22:00H (horário de Brasília) pela plataforma ZOOM. Além disso, teremos 1 retiro, que será online, no sábado dia 9 de abril das 9:00H às 12:00H (horário de Brasília). Se você está em outro fuso horário, veja no quadro abaixo a hora das sessões.  

Programa-se para nossos encontros, nas datas:

 

Março 2022: dias 8, 15, 22 e 29 das 19:00H às 22:00H

Abril 2022: dias 5, 12, 19 e 26 das 19:00H às 22:00H
* RETIRO: dia 9 de abril de 2022, sábado, das 9:00H às 12:00H. 

03/

Materiais de apoio & Certificado

Você receberá:
 

  • apostila do aluno com conteúdo, exercícios e práticas
     

  • áudios de todas as práticas guiadas usadas durante o curso
     

  • ao final do programa você receberá um certificado de conclusão

02/

Online e Ao Vivo!!! 

Todas as sessões do programa acontecem online (pela plataforma ZOOM) e AO VIVO. Para preservar a confidencialidade as aulas não serão gravadas. Para facilitar a interação entre os participantes e as instrutoras, as VAGAS SERÃO LIMITADAS.

04/

Investimento

O valor do programa é R$1.570,00, que pode ser dividido em 6x. Caso você não more no Brasil, use a ferramenta abaixo para converter o valor na moeda do seu país.

 Se limitações financeiras forem uma barreira para sua participação, por favor, entre em contato conosco usando o formulário ao fim da página.

Instrutoras

Adriana Drulla 

Mestre Psicologia Positiva (University of Pennsylvania)
Terapeuta Focada em Compaixão (University of Derby)
Teacher in Training (MSC, University of California, San Diego)
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Estudou com Martin Seligman, psicólogo fundador da psicologia positiva e com Paul Gilbert, psicólogo criador da Terapia Focada em Compaixão. Adriana aprendeu Mindful Self-Compassion com os idealizadores do programa, Kristin Neff e Chris Germer, em 2019. Inspirada por sua transformação pessoal, e observando os efeitos no relacionamento com seus 2 filhos,  Adriana dedicou-se a estudar a associação entre autocompaixão de mães e filhos. Seu estudo, Intergenerational Transmission of Self-Compassion foi orientado e co-escrito com Karen Bluth, autora do Programa Mindful Self-Compassion para adolescentes (Making Friends with Yourself). Adriana é palestrante, orientadora parental e terapeuta focada em compaixão. Ela também é colunista da Vida Simples, e dos portais Papo de Mãe da UOL e CanguruNews.

Fabiana Souza Araújo

Pós-doutora, Psicologia da Saúde (University of Chicago)
PhD, Psicologia Clínica (Illinois Institute of Technology)

Teacher in Training. MSC (University of California, San Diego)

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Docente do Department of Psychiatry and Behavioral Neuroscience da University of Chicago, onde dirige o Programa de Medicina Comportamental integrado à clínica médica. Psicóloga clinica e especialista em resiliência, burnout e trauma secundário em profissionais de saúde, ela é palestrante em hospitais, universidades e empresas de diversos setores nos EUA. Fabiana pratica meditação desde 2015 e está liderando a implementaҫão do Programa de Autocompaixão para Comunidades de Profissionais da Saúde (Self-Compassion for Healthcare Communities, SCHC) na University of Chicago Medicine. Morando nos EUA desde 2004, ela está feliz com a oportunidade de compartilhar um pouco desse aprendizado com os seus conterrâneos.

 
 
 

Perguntas Frequentes

Fazer o programa Autocompaixão & Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) me habilita para ser professor deste programa?


Para se tornar professor do programa, é necessário fazer a formação autorizada pelo Centro de Treinamento Profissionalizante em Mindfulness da University of California, San Diego. Este treinamento tem algumas etapas. O primeiro pré requisito é passar pelo programa como participante. Portanto este programa cumpre o primeiro requisito da formação.




O Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) é como uma terapia?


Não. O programa Programa de Autocompaixão e Mindfulnessnão aborda questões individuais e das histórias de vida dos participantes. Ele não é uma terapia nem a substitui. No entanto, o programa é terapêutico uma vez que ensina habilidades socioemocionais que ajudam a promover a resiliência, bem-estar e saúde emocional.




Posso fazer o Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) se estiver fazendo terapia?


O Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) pode ser um bom aliado à terapia. Por exemplo, o programa promove a autoconsciência (mindfulness) que facilita o processo terapêutico. No entanto, recomendamos que você fale com o profissional que te acompanha




Posso fazer o Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) se eu tiver depressão, transtorno de ansiedade ou qualquer transtorno psiquiátrico?


Segundo Neff, estudos clínicos randomizados demonstram que o Programa de Autocompaixão e Mindfulness (Mindful Self-Compassion, MSC) aumenta significativamente a autocompaixão, compaixão direcionada ao outro, mindfulness e satisfação com a vida, além de reduzir a depressão, ansiedade e estresse. O programa ensina recursos e habilidades para lidarmos melhor com o sofrimento. Para isso, os exercícios do programa podem provocar uma leve dose de desconforto emocional. Quadros de transtorno psiquiátricos não estáveis podem nos tornar hipersensíveis ao desconforto, situações em que o programa pode não ser apropriado. Se este for o seu caso, recomendamos que fale com o profissional que o acompanha. Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para nos escrever.





 

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